DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA.
Vocês sabiam que existe um documento que garante o cumprimento dos direitos das crianças do mundo inteiro?
Esse texto é a Declaração Universal dos Direitos da Criança que foi aprovado por unanimidade no dia 20 de novembro de 1959, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O seu cumprimento é fiscalizado pela UNICEF, órgão da ONU, criada para fornecer assistência a crianças do mundo inteiro e que luta pela garantia e proteção da infância no mundo!
Foi a UNICEF que mobilizou no Brasil a campanha de aprovação do artigo 227 da Constituição Federal de 1988 que diz:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Essa mudança foi decisiva para a criação em 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a partir dele houve um aumento significativo do acesso de crianças ao direito à educação, na luta pela erradicação do trabalho infantil, além do enfrentamento de violências e maus tratos à infância.
Todas essas ações foram importantes para garantir o essencial as nossas crianças: terem uma infância repleta de amor, cuidados e brincadeiras contribuindo assim para a formação de cidadãos que construam um mundo cada vez melhor.
2ª FEIRA: 28/09/2020
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
A criança tem direito, desde seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
1- VÍDEO COLETIVO: OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA. - Uma declaração dos direitos da criança em forma de poema: Ruth Rocha conta o que não pode faltar na vida de quem ainda não virou gente grande. Um apêndice apresenta momentos decisivos da história da conquista dos direitos infantis, como a criação do UNICEF.
Assistam ao vídeo: OS DIREITOS DAS CRIANÇAS.
🎬 https://youtu.be/t9Yzdg3YAxI
2- ATIVIDADE COM O NOME: Agora que você conheceu os Direitos das Crianças, e que você tem um nome que define quem você é enquanto pessoa, que tal escrever o seu nome e o de quem mora junto com você?
Vamos tentar?
Compartilhe sua atividade com a gente! Use as redes sociais
3ª FEIRA: 29/09/2020
Segundo o art. 05, da Lei da Lei 8069/90, “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
1- VÍDEO PIPO E FIFI - Animação do livro premiado PIPO E FIFI para bebês, que auxilia na proteção das crianças contra a violência sexual.
OBS: ANTES CHAME UM ADULTO BEM LEGAL E RESPONSÁVEL PARA ASSISTIR ESTA HISTÓRIA COM VOCÊ.
Assistam ao vídeo: PIPO E FIFI para bebês.
🎬 https://www.youtube.com/watch?v=4H1D67u4Bj4
2- ATIVIDADE: ESQUEMA CORPORAL - Com o objetivo de conhecer ainda mais a forma que o corpo tem, vamos fazer uma atividade bem divertida através da confecção de um “BONECO DE PAPEL”. O primeiro passo é desenhar o contorno do corpo no papel. Na sequência você irá com a ajuda de um adulto recortar, nomear e reconhecer as partes que formam nosso corpo. Use sua criatividade e imaginação confeccionando roupinhas e vestindo seu boneco.
Bom divertimento!
Assistam ao vídeo: EMEI MONTESE - ESQUEMA CORPORAL
🎬 https://youtu.be/q5jM0e8GwQ0
4ª FEIRA: 30/09/2020
Segundo o art. 16, da Lei 8069/90, “O direito à liberdade compreende o aspecto IV -brincar, praticar esportes e divertir-se.
1- VÍDEO COLETIVO - QUAL É A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA?
Você se lembra das suas brincadeiras de infância? Provavelmente você se lembra, afinal você ainda é uma criança. Mas será que a mamãe, o papai e as pessoas de sua família se recordam? Tenho certeza que sim, pois suas memórias estão carregadas de incríveis lembranças dos locais onde brincavam e do que mais gostavam de brincar. Resgatar essa cultura vai te dar a oportunidade de conhecer e vivenciar novas experiências.
Assistam ao vídeo: MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA.
2- MÚSICA BOLINHA DE SABÃO ACOMPANHADA DE BRINCADEIRA. Fazer bolinhas de sabão é uma brincadeira que remete as lembranças da infância de muitas pessoas.
Você vai aprender uma nova forma de cantar a música da bolinha de sabão, extraindo o som do corpo e se divertindo com as bolinhas.
Com o nosso corpo, conseguimos produzir sons variados.
Quais sons podemos produzir com a nossa boca?
Vamos conhecer algumas possibilidades sonoras com a boca e nos divertir com a
música “BOLINHA DE SABÃO” - PALAVRA CANTADA.
Assistam ao vídeo: MÚSICA BOLINHA DE SABÃO ACOMPANHADA DE BRINCADEIRA
Bom divertimento!
5ª FEIRA: 01/10/2020
Princípio VII- Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
“A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeira os quais deverão estar dirigidos para educação: a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito”.
1- VÍDEO: SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO... - VARAL DE HISTÓRIA.
Ele relata sobre uma terra governada apenas por crianças - esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delicias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e muita, muita alegria.
Assistam ao vídeo: E SE AS CRIANÇAS GOVERNASSEM O MUNDO - VARAL DE HISTÓRIA.
🎬https://www.youtube.com/watch?v=wNMSVdu2xVI&pp=QAA%3D
2- SE VOCÊ GOVERNASSE O MUNDO COMO SERIA? Sabemos que às vezes o mundo parece um pouco complicado, não é mesmo? Que tal pensar um pouquinho sobre ele? Que olhar você lança sobre o mundo? Use sua imaginação e nos conte. Peça a ajuda de um adulto e escreva como seria o mundo se você o governasse.
📸Compartilhem suas ideias com a gente pelas redes sociais. 🎥
Estamos curiosos para saber!
6ª FEIRA: 02/10/2020
Princípio VII- Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
“A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade e oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade”.
1 - RODA DE CONVERSA: Neste vídeo, a professora Mônica aborda um dos Direitos da Criança - EDUCAÇÃO. Relata que as crianças tem direito de receber uma educação de qualidade e desenvolver suas aptidões. Apresenta MALALA YOUSAFZAI, uma criança que lutou por aquilo que mais gostava: Poder estudar!
Assistam ao vídeo: DIREITO À EDUCAÇÃO.
🎬 https://youtu.be/ASrHy4JB2qI
2- VÍDEO: MULHERES FANTÁSTICAS # 1 | MALALA YOUSAFZAI
Tais Araújo apresenta a paquistanesa Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz e ativista defensora da educação de mulheres e meninas. Estude como uma garota.
Assistam ao vídeo: MULHERES FANTÁSTICAS # 1 | MALALA YOUSAFZAI.
🎬 https://www.youtube.com/watch?v=aIUvH5b0A_8
3- VÍDEO COLETIVO SHOW DE TALENTOS - Mostre seu talento!
Qual é o seu talento? Recitar poemas, cantar, dançar, tocar instrumento... seja lá qual for o seu dom, aproveite a chance e demostre seu talento. Queremos ver nossos alunos mostrando o que são capazes de fazer de forma criativa.
Participem e divirtam-se.
Assistam ao vídeo: SHOW DE TALENTOS.
🎬 https://www.youtube.com/watch?v=6ouJPaFtcL4
E assim, concluímos nossa semana!
Esperamos que tenham aproveitado e se divertido.
Desejamos um lindo final de semana!
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