domingo, 3 de outubro de 2021

Programação de 04 a 08 de outubro de 2021


"A infância é um importante estágio da vida humana e merece ser preservada. Lutemos para que todas as crianças tenham a oportunidade de estudar, ter uma boa alimentação e brincar."

Pensando nessa frase, elaboramos uma semana cheia de brinquedos e brincadeiras.

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil, mas para nós da EMEI Montese, seu dia são todos os dias!

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Já dizia Pitágoras:

Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. 



 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959, com os seguintes princípios:

As crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos;

Deve-se proporcionar às crianças proteção social e oportunidades que lhes auxiliem no desenvolvimento;

É direito da criança receber um nome e nacionalidade;

Tanto a criança quanto a mãe devem receber cuidados pré e pós-natais;

Crianças com necessidades especiais terão direito a tratamento, educação e cuidados necessários;

A criança deve receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade;

Direito à educação para capacitação, sendo gratuita pelo menos nos anos iniciais;

Crianças devem ser os primeiros indivíduos a receber socorro;

Garantia de proteção em situações de negligência, crueldade e exploração;

Proteção em situações de discriminação, seja por raça, religião ou de outra natureza.




Segunda-feira 04/10

Nessa segunda-feira, vamos iniciar com um lindo poema recitado pelas professoras.

Este Poema é de Loris Malaguzzi - (2016) que defende que a escola deve proporcionar subsídios que a criança use para expandir a possibilidade de fazer crescer as potencialidades dela, um crescimento mediante a exploração do que o pedagogo nomeou como as “cem linguagens” que cada criança tem. Vamos ouvir com atenção?

Atividade 1. Vídeo coletivo das professoras de abertura da semana com o Poema: AS CEM LINGUAGENS – Loris Malaguzzi.


🎥https://youtu.be/L0_CcNHCqRI

"As cem linguagens da criança" - Loris Malaguzzi

A criança

é feita de cem.

A criança tem cem mãos

cem pensamentos

cem modos de pensar

de jogar e de falar.


Cem, sempre cem

modos de escutar

de maravilhar e de amar.

Cem alegrias

para cantar e compreender.


Cem mundos

para descobrir.

Cem mundos

para inventar.

Cem mundos

para sonhar.


A criança tem

cem linguagens

(e depois cem, cem, cem)

mas roubaram-lhe noventa e nove.

A escola e a cultura

lhe separam a cabeça do corpo.


Dizem-lhe:

de pensar sem as mãos

de fazer sem a cabeça

de escutar e de não falar

de compreender sem alegrias

de amar e de maravilhar-se

só na Páscoa e no Natal.


Dizem-lhe:

de descobrir um mundo que já existe

e de cem roubaram-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe:

que o jogo e o trabalho

a realidade e a fantasia

a ciência e a imaginação


o céu e a terra

a razão e o sonho

são coisas

que não estão juntas.

Dizem-lhe enfim:

que as cem não existem.

A criança diz:

Ao contrário, as cem existem.


Atividade 2 – E você? Quais são suas “cem linguagens?” Quer contar para nós? Use sua criatividade e mande nas nossas redes sociais quais são suas “cem linguagens” , vamos gostar muito de descobrir.

 


TERÇA-FEIRA 05/10

E se a criança governasse o mundo? Já pensaram? Como seria?

O autor Marcelo Xavier pensou: Uma terra governada apenas por crianças - esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria.

Agora vamos ouvir essa linda história, contada pelo Varal de Histórias:



https://youtu.be/wNMSVdu2xVI


Atividade 2 – Faça um desenho de como seria o Mundo se você governasse e envie nas nossas redes sociais.


QUARTA-FEIRA 06/10

Atividade 1 - E pensando nos direitos das crianças, selecionamos essa linda canção cantada pelo Palavra Cantada – "Criança não trabalha" (Paulo Tatit / Arnaldo Antunes) Vamos cantar, dançar, pular e movimentar bem  o corpinho?




Atividade 2- OFICINA DE BILBOQUÊ


Brinquedo pouco conhecido, principalmente para os menores de 30 anos. Temos no contexto histórico que, Bilboquê: originário há cerca de 400 anos, na França, foi um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III. Consiste em duas peças: uma bola com um furo e um pequeno bastão, presos um ao outro por um cordão. O jogador deve lançar a bola para o alto e tentar encaixá-la na parte mais fina do bastão.

Nós vamos fazer esse brinquedo com material reciclado, você vai precisar:                                                     

 Uma garrafa Pet;

Barbante;

Tesoura;

E papel para decorar (se quiser)




Vamos aprender a fazer o Bilboquê na oficina da Professora Nádia.



🎥https://youtu.be/vipeZ53no8I



QUINTA - FEIRA 07/10


Atividade 1- História Musical: Caixinha Mágica - Varal de Histórias



 🎥https://youtu.be/qLHRbycKW4Q


Quem não tem um segredo guardado numa caixinha de brinquedo?

A caixinha mágica dessa história guarda uma porção de segredos. 

Vamos desvendá-los?


Atividade 2- OFICINA DE BRINQUEDO – PÉ DE LATA



🎥https://youtu.be/9eOKthF5lEE


A brincadeira Pé de Lata é uma criação brasileira e surgiu nos anos de 1950 a 1960. Naquela época, não havia muito tipo de brinquedos, por isso, as crianças usavam sua criatividade para criar brincadeiras e materiais para brincar.


Materiais:

2 latas de achocolatado ou outra parecida (leite, cereal).

2 pedaços de corda  de náilon ou barbante com aproximadamente 1,20 m cada (tamanho varia de acordo com o tamanho da criança).


Como fazer:

1. Faça dois furos no fundo da lata (pode usar um prego para fazer o furo), sendo um em cada lado para deixar espaço suficiente para colocar os pés.

2. Passe a corda ou barbante pelos furinhos e amarre as pontas na parte de dentro da lata.

3. Coloque a tampa e decore com pedaços de plástico, adesivo ou tinta.

Para brincar, suba com um pé em cada lata, segure o barbante e ande se equilibrando nas latas.

As crianças andam para lá e para cá em cima das latas.

É uma brincadeira que trabalha fundamentalmente equilíbrio e coordenação motora de pernas e braços.

Pesquise no Google sobre a brincadeira Pé de lata.



SEXTA - FEIRA 08/10


Atividade 1- História do livro – Brincar de quê?

Autor: Francisco de Assis Alves

Ilustrações: Klaudiane Torres

Neste livro você encontrará vários poemas relacionados aos brinquedos tradicionais e esse material foi idealizado com o intuito de auxiliar as crianças a desenvolverem uma melhor percepção da poesia e de nossa cultura.

Vamos ouvir a história contada pela Professora Fernanda.



🎥 https://youtu.be/iCw1Bcj8gjk


 Atividade 2- Corpo e Movimento – Brincadeira: Estátua diferente (Tio Ricardo)



🎥https://youtu.be/QAGphdpM8a4


Essa brincadeira musical foi feita com muita energia e alegria que contagia.

Venha brincar também!


Dica para o final de semana:  Sugestão de filme com pipoca - Toy Story 3.


 Toy Story 3 é um filme de animação americano de 2010, dos gêneros aventura e comédia, dirigido por Lee Unkrich.

No enredo, Woody, Buzz Lightyear e seus amigos são acidentalmente doados para uma creche enquanto seu proprietário, Andy, prepara-se para ir para a faculdade: eles precisam apressar-se para chegar em casa antes que o rapaz vá embora.

Woody, Buzz Lightyear e o restante dos brinquedos enfrentam o seu maior medo: serem esquecidos quando são colocados no sótão. Mas, por engano, acabam no meio-fio. Woody, o único escolhido para acompanhar Andy, percebe o erro e salva a gangue, mas os brinquedos acabam em uma creche. Lá, todos percebem que existe um lugar com brincadeiras infinitas, mas os pequenos são incontroláveis e Woody e sua turma decidem planejar uma grande fuga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário