"A infância é um importante estágio da vida humana e merece ser preservada. Lutemos para que todas as crianças tenham a oportunidade de estudar, ter uma boa alimentação e brincar."
Pensando nessa frase, elaboramos uma semana cheia de brinquedos e brincadeiras.
O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil, mas para nós da EMEI Montese, seu dia são todos os dias!
Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.
Já dizia Pitágoras:
Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959, com os seguintes princípios:
• As crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos;
• Deve-se proporcionar às crianças proteção social e oportunidades que lhes auxiliem no desenvolvimento;
• É direito da criança receber um nome e nacionalidade;
• Tanto a criança quanto a mãe devem receber cuidados pré e pós-natais;
• Crianças com necessidades especiais terão direito a tratamento, educação e cuidados necessários;
• A criança deve receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade;
• Direito à educação para capacitação, sendo gratuita pelo menos nos anos iniciais;
• Crianças devem ser os primeiros indivíduos a receber socorro;
• Garantia de proteção em situações de negligência, crueldade e exploração;
• Proteção em situações de discriminação, seja por raça, religião ou de outra natureza.
Segunda-feira 04/10
Nessa segunda-feira, vamos iniciar com um lindo poema recitado pelas professoras.
Este Poema é de Loris Malaguzzi - (2016) que defende que a escola deve proporcionar subsídios que a criança use para expandir a possibilidade de fazer crescer as potencialidades dela, um crescimento mediante a exploração do que o pedagogo nomeou como as “cem linguagens” que cada criança tem. Vamos ouvir com atenção?
Atividade 1. Vídeo coletivo das professoras de abertura da semana com o Poema: AS CEM LINGUAGENS – Loris Malaguzzi.
"As cem linguagens da criança" - Loris Malaguzzi
A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
Ao contrário, as cem existem.
Atividade 2 – E você? Quais são suas “cem linguagens?” Quer contar para nós? Use sua criatividade e mande nas nossas redes sociais quais são suas “cem linguagens” , vamos gostar muito de descobrir.
TERÇA-FEIRA 05/10
E se a criança governasse o mundo? Já pensaram? Como seria?
O autor Marcelo Xavier pensou: Uma terra governada apenas por crianças - esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria.
Agora vamos ouvir essa linda história, contada pelo Varal de Histórias:
Atividade 2 – Faça um desenho de como seria o Mundo se você governasse e envie nas nossas redes sociais.
QUARTA-FEIRA 06/10
Atividade 1 - E pensando nos direitos das crianças, selecionamos essa linda canção cantada pelo Palavra Cantada – "Criança não trabalha" (Paulo Tatit / Arnaldo Antunes) Vamos cantar, dançar, pular e movimentar bem o corpinho?
Atividade 2- OFICINA DE BILBOQUÊ
Brinquedo pouco conhecido, principalmente para os menores de 30 anos. Temos no contexto histórico que, Bilboquê: originário há cerca de 400 anos, na França, foi um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III. Consiste em duas peças: uma bola com um furo e um pequeno bastão, presos um ao outro por um cordão. O jogador deve lançar a bola para o alto e tentar encaixá-la na parte mais fina do bastão.
Nós vamos fazer esse brinquedo com material reciclado, você vai precisar:
Uma garrafa Pet;
Barbante;
Tesoura;
E papel para decorar (se quiser)
Vamos aprender a fazer o Bilboquê na oficina da Professora Nádia.
QUINTA - FEIRA 07/10
Atividade 1- História Musical: Caixinha Mágica - Varal de Histórias
Quem não tem um segredo guardado numa caixinha de brinquedo?
A caixinha mágica dessa história guarda uma porção de segredos.
Vamos desvendá-los?
Atividade 2- OFICINA DE BRINQUEDO – PÉ DE LATA
A brincadeira Pé de Lata é uma criação brasileira e surgiu nos anos de 1950 a 1960. Naquela época, não havia muito tipo de brinquedos, por isso, as crianças usavam sua criatividade para criar brincadeiras e materiais para brincar.
Materiais:
2 latas de achocolatado ou outra parecida (leite, cereal).
2 pedaços de corda de náilon ou barbante com aproximadamente 1,20 m cada (tamanho varia de acordo com o tamanho da criança).
Como fazer:
1. Faça dois furos no fundo da lata (pode usar um prego para fazer o furo), sendo um em cada lado para deixar espaço suficiente para colocar os pés.
2. Passe a corda ou barbante pelos furinhos e amarre as pontas na parte de dentro da lata.
3. Coloque a tampa e decore com pedaços de plástico, adesivo ou tinta.
Para brincar, suba com um pé em cada lata, segure o barbante e ande se equilibrando nas latas.
As crianças andam para lá e para cá em cima das latas.
É uma brincadeira que trabalha fundamentalmente equilíbrio e coordenação motora de pernas e braços.
Pesquise no Google sobre a brincadeira Pé de lata.
SEXTA - FEIRA 08/10
Atividade 1- História do livro – Brincar de quê?
Autor: Francisco de Assis Alves
Ilustrações: Klaudiane Torres
Neste livro você encontrará vários poemas relacionados aos brinquedos tradicionais e esse material foi idealizado com o intuito de auxiliar as crianças a desenvolverem uma melhor percepção da poesia e de nossa cultura.
Vamos ouvir a história contada pela Professora Fernanda.
🎥 https://youtu.be/iCw1Bcj8gjk
Atividade 2- Corpo e Movimento – Brincadeira: Estátua diferente (Tio Ricardo)
Essa brincadeira musical foi feita com muita energia e alegria que contagia.
Venha brincar também!
Dica para o final de semana: Sugestão de filme com pipoca - Toy Story 3.
Toy Story 3 é um filme de animação americano de 2010, dos gêneros aventura e comédia, dirigido por Lee Unkrich.
No enredo, Woody, Buzz Lightyear e seus amigos são acidentalmente doados para uma creche enquanto seu proprietário, Andy, prepara-se para ir para a faculdade: eles precisam apressar-se para chegar em casa antes que o rapaz vá embora.
Woody, Buzz Lightyear e o restante dos brinquedos enfrentam o seu maior medo: serem esquecidos quando são colocados no sótão. Mas, por engano, acabam no meio-fio. Woody, o único escolhido para acompanhar Andy, percebe o erro e salva a gangue, mas os brinquedos acabam em uma creche. Lá, todos percebem que existe um lugar com brincadeiras infinitas, mas os pequenos são incontroláveis e Woody e sua turma decidem planejar uma grande fuga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário