Familiares e responsáveis por nossas crianças, sejam bem vindos ao nosso blog. Aqui apresentaremos sugestões de atividades para serem desenvolvidas em casa por todos, durante este período de retomada escalonada e de ensino híbrido em que parte das crianças estarão frequentando as aulas presenciais e parte participando das atividades on-line. As propostas estão norteadas pelo documento Trilhas de Aprendizagens da SME e pelo Currículo da Cidade. Cuidem-se, fiquem bem e contem conosco.🌷
Neste mês das crianças, muitas vezes oferecemos alimentos mais gordurosos e ricos em açúcares para nossas crianças, pois é uma forma de agradar e compensar por ser um mês especial.
Mas nós, da EMEI Montese, primamos por uma alimentação saudável e sempre estimulamos que nossas crianças se conscientizem de sua importância e principalmente que valorizem e saibam de onde ela vem e como cultivá-la.
Portanto, nesta última semana do mês, falaremos um pouco mais sobre esse assunto, observaremos as árvores do entorno da nossa escola e principalmente da nossa escola. Temos também nossa horta e vamos estimular para que as crianças tenham sua própria horta em casa, para que observem a germinação e o crescimento dos frutos.
É nesta fase do desenvolvimento que eles estão descobrindo o mundo e mais dispostos a aprender, e principalmente, aprendem pelo exemplo. Seja você um exemplo, incentive seu filho a hábitos saudáveis.
Confira algumas dicas:
1. Descubra as preferências da criança (ofereça variedades saudáveis);
2. Propicie alimentação em família (sentem-se juntos);
3. Faça um cardápio infantil (monte o cardápio com a criança);
4. deixe a criança ajudar no preparo;
5. aposte em pratos bem coloridos.
25/10/2021 – Segunda- feira
1.Palavra Cantada | Pomar
Vamos cantar essa música e aprender o nome das frutas e das árvores.
2. Que tal agora desenhar a árvore frutífera que você conhece ou que acabou de conhecer?
Mande seu desenho nas nossas redes sociais.👀
26/10/2021 – Terça – feira
1. Olá turminha do planeta Terra! Hummm... Eu adoro comer frutas, ainda mais quando colhemos direto do pé, é uma delícia. Tive uma ideia! Vamos aprender o nome das árvores frutíferas? Temos que aprender coisas novas todos os dias.
Que tal agora brincarmos de adivinha? Vamos tentar?
Direto da natureza, frutas e hortaliças tornam a vida mais saudável e gostosa. Através de uma melodia doce e deliciosa, venha com o Bita, a Lila, o Dan e o Tito plantar, colher e saborear.
1. Falando em lixo, potinhos reutilizáveis como foi falado na quarta-feira.... Vamos ouvir essa história sobre o lixo?
Quem jogou lixo no Quintal? | Quintal da Cultura – História
Oi, pessoal! No episódio de hoje, o Ludovico está tentando desvendar um grande mistério: alguém está espalhando sacos de lixo no Quintal! Quem será? Assista ao vídeo para descobrir!
2. Agora é sua vez. Conte para nós como você armazena o lixo da sua casa. Você coloca tudo no mesmo lugar ou separa para a coleta seletiva? Você reutiliza embalagens? Vamos gostar muito de saber como você faz isso, poste nas nossas redes sociais.
Papel verde 🟩, duas tampinhas 🔴🔴, fita adesiva transparente 🔖, cola 🧴, tesoura ✂️ e canetinha ✏️🖍️🖊️.
📌 ATENÇÃO: PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO DE SUA FAMÍLIA.
Essa atividade estimula a coordenação motora, ritmo, musicalidade, percepção visual e auditiva.
3ª FEIRA DIA 19/10/21
Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária, portanto, além de aprender, as crianças têm uma experiência de leitura prazerosa e agradável.
Ler poesia para criança é uma atividade fundamental para o seu desenvolvimento.
1- Em homenagem as crianças vamos assistir a Poesia Ser Criança é...
Poema: SER CRIANÇA É...
Criança é energia
É sol que brilha
É pura alegria...
É movimento
É alento
É tentativa
É erro, sem medo...
É possibilidade
É acerto
É interação...
É vida que pulsa
Repleta de emoção.
É uma caixa surpresa
Transbordando de imaginação...
É um presente para todos que nos faz presentes
Num mundo tão complexo e tão perverso
Que nos roubaram a simplicidade e a magia de ser criança.
Que não nos falte a esperança e o sonho de amor
De preservar o nosso ser CRIANÇA!"
Professora Helena Maria da Costa Rodrigues de Rosa – Out/2019
Assistam abaixo ao vídeo: SER CRIANÇA É...
Poesia escrita pela Professora Helena Maria da Costa Rodrigues Rosa.
Vocês sabiam que a alimentação saudável faz bem a saúde, ao crescimento, ao desenvolvimento e previne várias doenças? Hoje nós vamos mostrar para vocês que as vitaminas e os nutrientes estão em muitos alimentos do dia a dia! Desejamos que vocês cresçam com muita saúde e energia para podermos brincar cada vez mais.
Nesta semana conheceremos alguns animais e suas características, como: cores, habilidades, habitat, entre outros.
Escolhemos este tema, pois bem sabemos que o mundo animal desperta muita curiosidade nas crianças por ser este um universo muito rico e diverso. Além disso, nossas crianças sempre muito atentas, mostram-se sempre disponíveis para conhecer, desbravar e contemplar, pois ainda conservam o encantamento em seu olhar.
Ao abordar este assunto, poderemos explorar algumas competências, como a oralidade quando, por exemplo, compartilharmos as informações, opiniões em rodas de conversa, além da observação e descrição das características observadas, senso de responsabilidade com nossa fauna, desenvolvimento da curiosidade, pesquisa, entre outros.
Você é curioso?
13/10/2021 Quarta – feira
Vamos conhecer a arraia?
A arraia, ou raia, é um peixe que tem o corpo grande e achatado, com barbatanas que parecem asas. É da mesma família do tubarão. Ambos têm o esqueleto feito de cartilagem (um tecido elástico) em lugar de ossos. A arraia é encontrada em todos os oceanos da Terra.
1-Vamos assistir ao vídeo musical bem divertido para conhecer um pouco mais sobre esse animal?
Faça um lindo registro gráfico da música da palavra cantada – “A tartaruga e o Lobo”.
Sugestão: aproveite e recolha alguns elementos da natureza (madeirinhas, cascas de árvores, sementes) para fazer o casco da tartaruga.
14/10/2021 Quinta-feira
Vamos conhecer o beija-flor?
O beija-flor é conhecido por uma variedade de nomes, como, por exemplo, colibri, pica-flor, chupa-flor, binga e guanambi. Há várias espécies de beija-flor e eles são conhecidos pelo seus bicos finos e alongados.
VOCÊ SABIA?
QUE OS OVINHOS DO BEIJA-FLOR SÃO DO TAMANHO DE UMA ERVILHA?
1-Fique por dentro: Globo Repórter - A beleza dos beija-flores!
"A infância é um importante estágio da vida humana e merece ser preservada. Lutemos para que todas as crianças tenham a oportunidade de estudar, ter uma boa alimentação e brincar."
Pensando nessa frase, elaboramos uma semana cheia de brinquedos e brincadeiras.
O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil, mas para nós da EMEI Montese, seu dia são todos os dias!
Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.
Já dizia Pitágoras:
Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959, com os seguintes princípios:
•As crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos;
•Deve-se proporcionar às crianças proteção social e oportunidades que lhes auxiliem no desenvolvimento;
•É direito da criança receber um nome e nacionalidade;
•Tanto a criança quanto a mãe devem receber cuidados pré e pós-natais;
•Crianças com necessidades especiais terão direito a tratamento, educação e cuidados necessários;
•A criança deve receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade;
•Direito à educação para capacitação, sendo gratuita pelo menos nos anos iniciais;
•Crianças devem ser os primeiros indivíduos a receber socorro;
•Garantia de proteção em situações de negligência, crueldade e exploração;
•Proteção em situações de discriminação, seja por raça, religião ou de outra natureza.
Segunda-feira 04/10
Nessa segunda-feira, vamos iniciar com um lindo poema recitado pelas professoras.
Este Poema é de Loris Malaguzzi - (2016) que defende que a escola deve proporcionar subsídios que a criança use para expandir a possibilidade de fazer crescer as potencialidades dela, um crescimento mediante a exploração do que o pedagogo nomeou como as “cem linguagens” que cada criança tem. Vamos ouvir com atenção?
Atividade 1. Vídeo coletivo das professoras de abertura da semana com o Poema: AS CEM LINGUAGENS – Loris Malaguzzi.
Atividade 2 – E você? Quais são suas “cem linguagens?” Quer contar para nós? Use sua criatividade e mande nas nossas redes sociais quais são suas “cem linguagens” , vamos gostar muito de descobrir.
TERÇA-FEIRA 05/10
E se a criança governasse o mundo? Já pensaram? Como seria?
O autor Marcelo Xavier pensou: Uma terra governada apenas por crianças - esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria.
Agora vamos ouvir essa linda história, contada pelo Varal de Histórias:
Atividade 2 – Faça um desenho de como seria o Mundo se você governasse e envie nas nossas redes sociais.
QUARTA-FEIRA 06/10
Atividade 1 - E pensando nos direitos das crianças, selecionamos essa linda canção cantada pelo Palavra Cantada – "Criança não trabalha" (Paulo Tatit / Arnaldo Antunes) Vamos cantar, dançar, pular e movimentar bem o corpinho?
Brinquedo pouco conhecido, principalmente para os menores de 30 anos. Temos no contexto histórico que, Bilboquê: originário há cerca de 400 anos, na França, foi um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III. Consiste em duas peças: uma bola com um furo e um pequeno bastão, presos um ao outro por um cordão. O jogador deve lançar a bola para o alto e tentar encaixá-la na parte mais fina do bastão.
Nós vamos fazer esse brinquedo com material reciclado, você vai precisar:
Uma garrafa Pet;
Barbante;
Tesoura;
E papel para decorar (se quiser)
Vamos aprender a fazer o Bilboquê na oficina da Professora Nádia.
A brincadeira Pé de Lata é uma criação brasileira e surgiu nos anos de 1950 a 1960. Naquela época, não havia muito tipo de brinquedos, por isso, as crianças usavam sua criatividade para criar brincadeiras e materiais para brincar.
Materiais:
2 latas de achocolatado ou outra parecida (leite, cereal).
2 pedaços de corda de náilon ou barbante com aproximadamente 1,20 m cada (tamanho varia de acordo com o tamanho da criança).
Como fazer:
1. Faça dois furos no fundo da lata (pode usar um prego para fazer o furo), sendo um em cada lado para deixar espaço suficiente para colocar os pés.
2. Passe a corda ou barbante pelos furinhos e amarre as pontas na parte de dentro da lata.
3. Coloque a tampa e decore com pedaços de plástico, adesivo ou tinta.
Para brincar, suba com um pé em cada lata, segure o barbante e ande se equilibrando nas latas.
As crianças andam para lá e para cá em cima das latas.
É uma brincadeira que trabalha fundamentalmente equilíbrio e coordenação motora de pernas e braços.
Pesquise no Google sobre a brincadeira Pé de lata.
SEXTA - FEIRA 08/10
Atividade 1- História do livro – Brincar de quê?
Autor: Francisco de Assis Alves
Ilustrações: Klaudiane Torres
Neste livro você encontrará vários poemas relacionados aos brinquedos tradicionais e esse material foi idealizado com o intuito de auxiliar as crianças a desenvolverem uma melhor percepção da poesia e de nossa cultura.
Vamos ouvir a história contada pela Professora Fernanda.
Essa brincadeira musical foi feita com muita energia e alegria que contagia.
Venha brincar também!
Dica para o final de semana: Sugestão de filme com pipoca - Toy Story 3.
Toy Story 3 é um filme de animação americano de 2010, dos gêneros aventura e comédia, dirigido por Lee Unkrich.
No enredo, Woody, Buzz Lightyear e seus amigos são acidentalmente doados para uma creche enquanto seu proprietário, Andy, prepara-se para ir para a faculdade: eles precisam apressar-se para chegar em casa antes que o rapaz vá embora.
Woody, Buzz Lightyear e o restante dos brinquedos enfrentam o seu maior medo: serem esquecidos quando são colocados no sótão. Mas, por engano, acabam no meio-fio. Woody, o único escolhido para acompanhar Andy, percebe o erro e salva a gangue, mas os brinquedos acabam em uma creche. Lá, todos percebem que existe um lugar com brincadeiras infinitas, mas os pequenos são incontroláveis e Woody e sua turma decidem planejar uma grande fuga.