A ARTE COMO EXPRESSÃO E FORMA DE CONHECIMENTO É UMA CONSTRUÇÃO HUMANA
Nossa proposta para essa semana é apresentar a arte e mostrar como ela pode ser representada através de várias formas, em especial, no desenho, na colagem, na escultura, na dança/música, na pintura, poesia...
A arte desempenha um papel potencialmente vital na educação das crianças, por isso valorizamos aquilo que é espontâneo na ação artística, respeitando os processos de criação e sua capacidade criadora.
A arte para a criança é algo essencial e prazeroso, já que a utiliza como meio para expressar seus desejos, sentimentos e pensamentos. Sendo assim, o contato com atividades artísticas deve começar cedo, pois contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo e afetivo e, na construção de valores fundamentais para a formação de um cidadão.
Cabe aos educadores e pais estimularem constantemente a criança promovendo o despertar da criatividade sem mostrar modelos ou interferir na sua criação.
“A ARTE ESTÁ PRESENTE AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. COMO INDIVÍDUOS ESTAMOS EXPOSTOS A DIFERENTES MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS ANTES MESMO DE NOSSO NASCIMENTO.”
VAMOS FAZER ARTE?
20/09 - Segunda-feira – ARTE RUPESTRE
Desde tempos muito antigos, os homens têm utilizado o desenho, a pintura, a escultura para se expressar e buscar conhecer o mundo que os cerca. Se você assistiu o filme: A ERA DO GELO, irá se lembrar daquela cena em que a preguiça Sid encontra desenhos e pinturas nas cavernas. Essas pinturas rupestres mostram a expressão por meio de desenhos do cotidiano, das crenças e costumes dos homens daquela época.
1-Vamos assistir um trecho do filme, prestando atenção na arte rupestre e ver como ela sempre esteve presente desde o tempo das cavernas?
2- Passeio virtual - Lascaux é uma caverna na França repleta de arte rupestre. Possui 6.000 pinturas e gravuras espalhadas por 250 metros de corredores e galerias. Para preservar a arte de cerca de 20 mil anos, a caverna foi fechada para visitação. Este passeio virtual é uma forma de proporcionar uma visita a Lascaux.
Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores, minerais triturados e materiais encontrados na natureza. Acredita-se ainda que utilizavam substâncias como sangue, clara de ovo, ceras, resinas vegetais, excrementos e gordura animal, além de saliva humana para ajudar na fixação do pigmento.
3-Vamos fazer uma técnica de pintura que imita a pintura dos tempos das cavernas, utilizando materiais como carvão, pedra de barro, frutas, vegetais...enfim, o que vocês tiverem em mãos ?
Sugestão: colocar papel na parede como se fosse uma caverna e fazer desenhos com amora, carvão, pedra de barro, entre outros...
21/09- Terça-feira – DESENHO ESPONTÂNEO
Os desenhos das crianças são verdadeiras obras de arte em que cada uma delas opera fazendo escolhas com liberdade, seguindo a própria trilha criativa. É importante que a criança desenhe sempre do “seu jeito" para se sentir confiante e poder passar por todas as etapas de construção do traçado até chegar à fase da figuração (formas que se aproximam dos dados da realidade).
1-Escolha um papel (sulfite, cartolina, papelão, folha de papel pardo...) e faça um desenho com o material (canetinha hidrocor, caneta esferográfica, grafite, giz de cera...) que tiver e, ao terminá-lo, deixe-o bem colorido! Ao final conte para todos o que você produziu!
2 -Vamos fazer uma técnica de desenho e pintura bem interessante? Para isso você terá que fazer um desenho no papel toalha, colorir com canetinha hidrocor e mergulhar a folha na tigela com água.
Assista ao vídeo para ver o passo a passo.
22/09– Quarta-feira – ESCULTURA/MODELAGEM
A escultura/modelagem também é uma manifestação artística! Ao explorar e manipular materiais como argila e massa de modelar, por exemplo, as crianças tem a oportunidade de descobrir todas as possibilidades que estes materiais oferecem, como sua textura, maleabilidade, plasticidade para representar os objetos e formas tridimensionais.
Abaixo, deixamos algumas opções de massas e ideias para vocês realizarem as suas obras de arte!
Sugestão 1 - Massa para modelar caseira com sal:
Sugestão 2 - Massa de modelar da Frozen:
Sugestão 3 - RECEITA DE MASSA DE MODELAR CASEIRA
3 XÍCARAS (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO
1 XÍCARA (CHÁ) E MEIA DE SAL
3 COLHERES (SOPA) DE ÓLEO
1 XÍCARA (CHÁ) DE ÁGUA COM ANILINA/SUCO EM PÓ
MISTURAR OS INGREDIENTES ATÉ DAR O PONTO
Sugestão 4 - Explorando cores, formas e materiais: BONECO COM BEXIGA E FARINHA DE TRIGO.
Escolha uma das sugestões e envie uma foto de sua escultura!
23/09- Quinta-feira – RECORTE E COLAGEM
No dia de hoje, vamos experimentar e apreciar uma diferente forma de arte pela tela de Matisse.
1- Os recortes de Matisse- O artista Henri Matisse (francês) é conhecido por utilizar cores vivas em suas pinturas e colagens.
Neste vídeo, vamos conhecer como o artista interpreta sua arte, de forma animada:
2- Agora chegou a sua vez de usar a imaginação para criar uma imagem através de papeis picados.
Vamos separar os materiais?
-papeis coloridos;
-revistas antigas;
-papel de apoio;
-tesoura sem ponta ou utilize os dedos para rasgar;
-cola.
Faça os seus desenhos com a tesoura sem ponta ou mesmo com os dedos e depois de colar, complete a sua obra com tinta, canetinha hidrocor ou giz de cera.
24/09 – Sexta-feira - A MÚSICA E A DANÇA
A música e a dança desde a tenra idade nos convidam a viver e reviver momentos marcantes e prazerosos, enriquecendo nosso imaginário. Quando ouvimos uma música acionamos e ativamos o nosso corpo. Além disso, ouvir e praticar música melhora e aumenta a capacidade de memorização, aguça a sensibilidade e a afetividade, trabalha a autoestima e a confiança.
Sugestão 1 - Palavra cantada/músicos e dançarinos:
Sugestão 2 –Inventa – Rubinho do Vale:
Sugestão 3 - Zoró – Zeca Baleiro:
Atividade: Ao som da música que você mais aprecia faça uma pintura livre, utilizando a tinta da sua preferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário