domingo, 5 de julho de 2020

PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO DE 2020.


SEGUNDA-FEIRA 06/07/2020

Na Educação Infantil, mostrar a origem concreta dos alimentos é uma maneira de instigar o interesse da criança. É importante ela entender que a alface, a rúcula, o tomate, feijão, cenoura, não vem do supermercado e sim do cuidado com a terra.

Quem também nos ensina isso, são os nossos ancestrais indígenas, os primeiros habitantes do território brasileiro.

A planta respira pelas folhas, toma água pela raiz e a joga pelas folhas. As plantas conseguem conversar entre si pelas raízes delas e os fungos passam todas as informações entre elas. Forma-se assim uma rede de comunicação na floresta.

Valorizar a floresta é valorizar quem vive dela, preservando a ancestralidade indígena.  Os indígenas desenvolveram técnicas de agricultura com o plantio de milho, batata e mandioca. Agrofloresta é a agricultura que imita a floresta.

Cada tribo possui sua cultura, religião, crenças e conhecimentos. Os indígenas protegem o solo com folhas secas. As terras indígenas protegem a natureza, ampliando a diversidade da fauna e da flora local porque tem formas únicas de viver e ocupar um lugar, através do respeito e equilíbrio, com se a terra fosse a grande Mãe.

Fonte: Vídeo Aldeia Aguapéu, Mongaguá SP.

Atividade 1- Vídeo: Horta 2 - A professora Rosana fala, neste vídeo, sobre a alimentação indígena e os alimentos que consomem.



Atividade 2- Vídeo: Comida que alimenta.



TERÇA-FEIRA 07/07/2020

Atividade 1- Culinária de bolo de chocolate com a Professora Kerli.


Receita do Bolo de chocolate no liquidificador:

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de achocolado ou chocolate em pó

1 xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de trigo peneirado

1 xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de leite

2 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

Unte uma forma de buraco pequena com margarina e trigo. Reserve.

 

PREPARO:

Bata no liquidificador, o óleo, o leite e o ovo.

Acrescente o trigo, o açúcar e o achocolatado.

Bata novamente.

Em seguida acrescente o fermento e bata.

Despeje na forma e leve ao forno em temperatura média por cerca de 35 minutos.

 

CALDA DE CHOCOLATE:

1 colher (sopa) de margarina

3 colheres (sopa) de achocolatado ou chocolate em pó

3 colheres de açúcar

1 xícara (chá) de leite


Atividade 2- História contada pela Professora Fernanda: Romeu e Julieta – Ruth Rocha (Edição 1999 – Ilustrado por Cláudio Martins – Ed. Ática)

Em um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores. Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode conhecer! Será que a cor das asas de Romeu e Julieta vai mesmo separar essas crianças-borboletas?


QUARTA-FEIRA 08/07/2020

Atividade 1- Vídeo: Racismo e Preconceito, Não!

Vamos refletir sobre racismo e preconceito?

       


Atividade 2- O coração do Baobá - uma lenda Africana contada pela Professora Helena
      

Corações dos Sentimentos com mensagens de Esperança – Mande seu coração para montarmos nosso Baobá Virtual. 🤍


QUINTA-FEIRA 09/07/2020

Atividade 1- Vamos conhecer uma árvore gigante??? O Baobá!!!

Também chamado de embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, o baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal, sendo nesse país considerada sagrada e utilizada como fonte de inspiração para lendas, poesias e ritos.


Atividade 2- Vamos enfeitar e decorar uma caixinha de fósforos com a bonequinha Abayomi.

   

SEXTA-FEIRA 10/07/2020

Atividade 1- Jogo Escravo de Jó.
Escravos de Jó é um jogo infantil de cantiga de roda que exige, principalmente, as habilidades de agilidade e concentração. Formada a roda, as crianças permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos, na mão direita.

Brincadeira Escravos de Jó virtual com as Professoras do Intermediário, utilizando a caixinha de fósforo confeccionada na aula de artes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário